RM ELETRÔNICA

TECNOLOGIA
 
 
 
 
 
 
     
 
 
 
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

Categorias

Interatividade (DTVi)  

 embedded by Embedded Video

 
Download Video

Com esse recurso, é possível ver informações detalhadas do programa, responder perguntas, conhecer melhor produtos e serviços que você deseja comprar e ter acesso a informações sobre serviços de governo e de utilidade pública.

A interatividade acontece devido à existência de um middleware (camada intermediária de software que vem integrado em alguns modelos de equipamentos de recepção de sinal de TV Digital) chamado Ginga.

O Ginga é uma especificação de software aberta (open source) criado por instituições de pesquisas brasileiras e tem algumas versões comerciais desenvolvidas por empresas de software associadas ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

Ele permite que os aplicativos transmitidos pelas emissoras sejam executados em equipamentos de diferentes modelos e fabricantes.

O middleware Ginga faz parte do conjunto de normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que norteiam a TV Digital Brasileira (Norma ABNT NBR 15606).

Os equipamentos que possuem esse recurso no mercado são identificados pelo selo DTVi, que garante a compatibilidade com as normas técnicas aprovadas.

Com a evolução dos equipamentos DTVi, será possível no futuro utilizar o canal de interatividade (ou canal de retorno), que permitirá a participar de votações em reality shows ou até mesmo compras de produtos e serviços que estão sendo anunciados utilizando o controle remoto.

Os aplicativos interativos são geralmente transmitidos no mesmo sinal onde estão a imagem e o som que chegam nos receptores de TVs. Se a pessoa tiver um receptor DTVi, toda vez que uma emissora transmitir uma interatividade, esta será sinalizada no canto da tela.

Algumas emissoras já estão transmitindo regulamente conteúdos interativos DTVi em suas programações. Existem também anunciantes do mercado publicitário e empresas de software que estão desenvolvendo aplicativos para utilizar esse novo recurso junto com as emissoras.

No geral, os aplicativos DTVis não são pagos e as pessoas vão poder recebê-los em suas casas de forma aberta e gratuita. Caso exista algum aplicativo onde o aceso aos conteúdos interativos sejam cobrados, o telespectador deverá ser comunicado pelo prestador do serviço sobre a incidência da cobrança.

A interatividade funciona como um complemento da programação que está sendo transmitida e o que está sendo utilizado na maior parte dos aplicativos são funcionalidades que fazem o redimensionamento do tamanho da tela (resize) ou aplicam transparências, de forma a sempre manter o conteúdo da programação visível a qualquer momento. O aparecimento do símbolo de interatividade ocorrerá sempre que um aplicativo for transmitido por uma emissora. A opção de desativar essa mensagem pode estar prevista em alguns modelos de receptores.

A comunicação do telespectador para a emissora ocorre pelo Canal de Retorno (ou Canal de Interatividade), que possibilita enviar ou receber informações pela internet (utilizando para isso os serviços de uma empresa de telecomunicações).

Por envolver serviços de empresas de telecomunicações, a utilização desse recurso, no geral, não é gratuita. Alguns equipamentos DTVis que estão no mercado possuem pelo menos uma entrada Ethernet e uma USB, onde poderão ser acoplados dispositivos para esse tipo de comunicação.

 
Copyright © rmeletronica -WEB DESIGNER TOGNON -Desde 2007™